sábado, 4 de junho de 2016

Disque 100 agora tem aplicativo

Por Diego Fenas

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos lançou recentemente um novo canal para que o cidadão possa fazer denúncias de violação de direitos. O Disque 100, serviço de atendimento telefônico, está disponível no aplicativo Proteja Brasil. Assim como no telefone, as queixas realizadas através do aplicativo serão recebidas e examinadas para que as providências sejam tomadas.
O aplicativo foi lançado inicialmente para receber casos de violações contra crianças e adolescentes. Segundo dados divulgados pela Ouvidoria, foram registradas 4.953 denúncias nos quatro primeiros meses de 2016, mostrando ser uma ferramenta indispensável. O serviço está disponível para a plataforma Android e IOS e com a nova atualização passou a receber qualquer tipo de denúncia sobre violação. Além disso, é possível encontrar o endereço, telefone e o caminho, através do mapa, para delegacias e órgãos que ajudam no combate à violência.



Ações que violam os direitos humanos da população são vistas constantemente no nosso dia a dia, e podem ocorrer de diversas maneiras, desde a falta de acessibilidade em prédios públicos e privados, a restrição de direitos, dentre eles, à saúde, educação, lazer, como em casos de preconceito, intolerância, agressões físicas e morais, entre outras.
É necessária a colaboração de todos para que haja um combate efetivo das violações. A denúncia é um passo importante para mudar essa realidade e a sociedade dispõe de leis que asseguram a aplicação dos direitos por intermédio do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.