quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

UFPB sedia Seminário de Direitos Humanos

Descrição para cegos: banner do evento em tons de vermelho com o nome do Seminário,
data e local. No lado direito do banner há uma mão em vermelho que forma
o contorno do continente latino-americano na sua palma.
Por Gabriel Costa

         O IX Seminário Internacional de Direitos Humanos da UFPB acontecerá de 6 a 9 deste mês no Campus I da universidade. O evento contará com 33 palestrantes de diversas regiões do país, da América Latina e da Itália, distribuídos em sete mesas temáticas no período da manhã. O tema da edição 2016 do evento é Desafios e Perspectivas da Democracia na América Latina.
Às tardes, acontecem 11 grupos temáticos com mais de 300 pessoas inscritas, entre professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de várias partes do país e distintas áreas do conhecimento.

No dia 6, de manhã e de tarde, serão realizados seis minicursos ministrados por professores da UFPB, com carga horária de oito horas, que terão os seguintes temas:
- O Legado Educacional do Período Militar: a memória como resistência;
- Direito à Memória e à Verdade: práticas docentes;
- Justição de Transição do Brasil: o papel das Comissões da Verdade;
- Segurança Pública e Direitos Humanos;
- Direitos, Cidadania e Sexualidades Humanas.
- No Balanço da Rede: midiativismo, feminismo e sexualidades em movimento.
O evento é promovido pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB (NCDH) e pelo programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH), vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
O seminário também conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), e da Comissão de Direitos Humanos da UFPB (CDH) vinculada à Reitoria.
A cerimônia de abertura será na noite do dia 6 e contará com atividade cultural e conferência do professor Emir Sader, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Laboratório de Políticas Públicas (LPP-UERJ) e presidente do Comitê de Gestão das Transformações Sociais (Most) da Unesco.
No final da tarde do dia 8, será apresentado o monólogo teatral Memórias de Ditaduras: eu menina, nós mulheres, de autoria da também atriz Rosa Carlos, e em seguida o lançamento de vários livros de professores da UFPB e de convidados de outras universidades.
Outro evento importante dentro do Seminário será uma mesa em homenagem à Fundação Lelio e Lisli Basso, de Roma, ocasião em que será lembrada a figura de Linda Bimbi, italiana que morou vários anos no Brasil, deixou o país depois do Ato Institucional Nº 5 e dedicou-se à Fundação Internacional pelo Direito e Liberdade dos Povos e ao Tribunal Permanente dos Povos. Essa homenagem contará com a presença da deputada federal Luíza Erundina (PSOL-SP)
O encerramento será uma conferência do italiano adotado pela América Latina, Alberto Filippi, professor aposentado da Universidade Camerino-Itália. Ele é um profundo conhecedor da história, da política e do direito latino-americano e promotor de iniciativas de intercâmbio entre Itália e América Latina em defesa da democracia e dos direitos humanos.

PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.