sábado, 24 de junho de 2017

V Colóquio de Fundamentos dos Direitos Humanos, com Adelaide Alves Dias

Descrição para cegos: foto da professora Adelaide Alves Dias falando no colóquio. Em primeiro plano está a câmera, em cujo visor aparece a imagem em gravação.

O V Colóquio de Fundamentos dos Direitos Humanos, realizado no dia 23 de março de 2017 para a disciplina Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, teve como convidada a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB, professora Adelaide Alves Dias. Ela é Mestra em Psicologia Social pela instituição e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. O Colóquio foi organizado por Allan Nunes, Anderson Santana, Bruno Marinho e Gustavo Alves.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA

1 - Governo Temer e retrocessos na área de Direitos Humanos
A professora explica as mudanças nas políticas sociais com a chegada de Michel Temer ao poder e as consequentes perdas no âmbito de direitos fundamentais.




2 - Educação em direitos humanos no Brasil
A professora explica o processo gradativo da implantação da educação em direitos humanos no país.




3 –Educação em Direitos Humanos na infância
Aqui, a professora Adelaide fala dos cuidados que se deve ter para educar em direitos humanos, o entendimento do que é educar em direitos humanos e os princípios dessa educação.



4 - Atuação real dos direitos humanos na sociedade
Nesse vídeo, Adelaide desconstrói a visão errônea da maioria das pessoas que afirmam que os direitos humanos servem somente para defender bandidos.



5 - Projeto Escola sem Partido
A professora aponta os aspectos nefastos da proposta rotulada como “Escola sem Partido” e a contradição que a denominação carrega.



6 - Educação inclusiva para exercício pleno da cidadania
Neste vídeo a professora fala do seu projeto de pesquisa sobre a inserção de crianças com transtorno do espectro autista em João Pessoa.



7 - Crises humanitárias e relações entre países
Aqui a professora faz um panorama global dos Direitos Humanos levando em conta a crise de refugiados, valores humanitários e o avanço do conservadorismo.



8 - Relação de prevalência de direitos em uma mesma situação
A professora explica que não existe a possibilidade de um direito prevalecer perante a outro, mas sim a garantia de todos os direitos fundamentais.



9 - A internet e o direito à informação
Nesta parte, Adelaide trata da importância da internet para a democratização da informação e discorre sobre aspectos negativos da rede.



10 - Educação popular em direitos humanos
Adelaide reforça que a educação é um direito humano e aborda a realidade de analfabetismo no país. São mais de 18 milhões de pessoas, incluindo jovens e adultos. Ela defende a necessidade da educação popular em espaços alternativos a fim de levar a educação em direitos humanos às pessoas que não tiveram acesso à escola.



11 - A criminalização dos movimentos sociais no Brasil
Adelaide diz que a criminalização dos movimentos sociais no Brasil é feita propositalmente para enfraquecê-los, pois as reivindicações que fazem ameaçam as estruturas de uma sociedade hierarquicamente injusta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.