sábado, 20 de maio de 2017

UFPB sedia Mostra de Cinema e Direitos Humanos


16711917_1079134535549692_7147611659143798912_n.jpg
     Descrição para cegos: cartaz do evento. Consiste de desenho de um olho humano sobre o             caule de uma planta. Abaixo, está escrito: "11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos",                  "Muestra de Cine y Derechos Humanos" e "Film and Human Rights Exhibition".

Por Anderson Santana

Chega a João Pessoa a 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que acontecerá no Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa, de 22 a 26 com entrada gratuita e a exibição de 37 filmes e documentários, entre curtas e longas-metragens da Paraíba e de todo o mundo, dentre eles, o aclamado Humano, uma viagem pela vida, do Diretor francês Yann Arthus Bertrand.
     A Mostra visa fomentar discussões em espaços alternativos através da linguagem cinematográfica, e assim, promover a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, tolerância e respeito às diversidades. Autismo, assédio sexual, bullying, Ditadura no Brasil, diversidade racial, religiosa e sexual estão entre os temas abordados.

A cineasta paulista Laís Bodanszky será a homenageada e algumas de suas premiadas produções serão exibidas, como o documentário Mulheres Olímpicas e o filme Bicho de Sete Cabeças, que retrata agressões a pacientes em hospitais psiquiátricos e também aborda a questão entre drogas e relações familiares. Nesta edição, mais inclusiva, haverá audiodescrição em algumas das sessões, além de debates.
A mostra, que ocorre em todas as capitais do Brasil, celebra o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos e é realizada através da Secretaria Especial de Direitos Humanos como estratégia para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos.
Está dividida em quatro programas: Mostra Homenagem, Mostra Panorama, Mostra Temática (Discussões de Gênero) e Mostrinha (público infantil), sendo produzido pelo Instituto Cultura em Movimento.

É possível conferir a programação completa, sinopses e trailers das produções que serão exibidas através deste site e outras informações sobre o projeto em João Pessoa, por meio da página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.