quinta-feira, 11 de maio de 2017

Estudo sobre a violação ao direito de protesto

Por Allan Nunes

Descrição para cegos: reprodução da capa
do relatório. Ao fundo um homem imobilizado
no chão por um policial, que pressiona com
sua perna o pescoço do rapaz. No centro, o
título do estudo e logo abaixo o subtítulo.
A organização Artigo 19, divulgou um relatório denunciando violações dos direitos humanos no Brasil durante protestos de rua. O estudo Nas Ruas, Nas Leis, Nos Tribunais – violações ao direito de protesto no Brasil 2015-2016 pretende dar continuidade às análises dos protestos de 2013 e 2014, por meio de uma investigação da repressão em manifestações ocorridas entre os meses de agosto de 2015 e dezembro de 2016.
Inseridas em 105 páginas, o relatório é dividido em seis partes: Panorama Geral, Violações, Criminalização, Avanços, Comunicadores e Olimpíadas.
O relatório tem a proposta de fazer um estudo minucioso a respeito do processo de criminalização e violação do direito de reivindicar e dificultar o trabalho da imprensa na cobertura das manifestações, prática, segundo o relatório, adotada nos três campos de poder do país: Executivo, Legislativo e Judiciário.
A organização iniciou suas atividades no ano de 1987, na cidade de Londres, com a finalidade de defender e promover o direito à liberdade de expressão e informação e tem atuação no mundo todo.
O nome foi inspirado no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz: “Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.
Para conferir o estudo na integra e só clicar no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.