quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

2º Colóquio sobre Fundamentos dos Direitos Humanos – com Giuseppe Tosi


O professor Giuseppe Tosi foi o convidado da turma de Jornalismo e Cidadania, do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para o colóquio de Fundamentos dos Direitos Humanos. O encontro ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2015, e nele foram discutidos temas como os conceitos fundamentais para a criação dos direitos humanos; a origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos; liberdade de expressão; ensino dos direitos humanos no Brasil; e atividades desempenhadas pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB (NCDH).

Formado em Filosofia pela Universidade Católica de Milão, em 1976, Giuseppe Tosi concluiu o Doutorado em Filosofia na Universidade de Pádua, Itália, em 1999. Além disso, tem Pós-Doutorado no Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Firenze e na Universidade de Camerino. Tosi leciona Filosofia Política na Universidade Federal da Paraíba e, nesta instituição, foi coordenador dos programas de Pós-Graduação em Filosofia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e de Direitos Humanos do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos. Desde 1993, é membro da Comissão de Direitos Humanos da UFPB.
Confira a seguir o colóquio na íntegra:


Conceitos-base para os Direitos Humanos

No vídeo abaixo, o professor Tosi discorre acerca dos conceitos que nortearam a elaboração dos direitos humanos, destacando as revoluções iluministas.


Declaração Universal dos Direitos Humanos

Nessa parte, Tosi comenta de que modo os direitos humanos eram conceituados antes da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o que mudou quando ela foi instituída.


Aplicação prática dos Direitos Humanos


Neste vídeo, o professor Tosi faz um apanhado da evolução dos direitos humanos na sociedade e diz como essa integração dos direitos passa da filosofia para a prática.


"Direitos Humanos para Humanos Direitos"

Partindo da concepção errônea de que existem pessoas que não são sujeitas de direito, Tosi explica o porquê do papel dos direitos humanos ainda ser pouco compreendido pela sociedade em geral.


Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB

Ex-coordenador e um dos fundadores do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, Tosi discorre acerca da função do núcleo na educação e conscientização em direitos humanos.


Ensino de direitos humanos no Brasil

Neste segmento, o professor Giuseppe Tosi avalia a situação da educação em direitos humanos no país, seus problemas e o que pode ser melhorado.


Conflitos entre direitos humanos

O professor Tosi fala neste vídeo sobre a contradição entre direitos, e ressalta que esses direitos devem ser ponderados nas mais diversas situações cotidianas, para que se chegue há um consenso, como no caso do embate entre o direito à liberdade de expressão e o direito à dignidade humana e à preservação da privacidade.


Negação dos direitos humanos


Neste segmento, Tosi disserta acerca dos casos onde certos direitos humanos podem ser limitados ou negados, como, por exemplo, no caso do direito à vida, que pode ser suprimido num evento onde se confirme que determinada morte foi causada por legítima defesa.


Aplicação internacional dos direitos humanos

Tendo em vista o caso do brasileiro condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, Tosi discorre sobre até que ponto o direito internacional está vinculado aos direitos humanos e sobre o papel de um chefe de estado na manutenção desses direitos.


Extensão dos direitos humanos

Neste trecho, o professor Giuseppe Tosi fala sobre as dificuldades de se estender os direitos humanos a todos, entre elas as decorrentes das desigualdades causadas pelo sistema capitalista.


Liberdade de imprensa vs. direitos humanos

Finalizando o colóquio, Tosi disserta acerca do malefício que certos discursos propagados pela imprensa - como o de que "bandido não tem direito" - tem sobre a conscientização dos direitos humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.