sábado, 28 de fevereiro de 2015

Resenha crítica do filme “A Lista de Schindler”


Por Marco Galindo

“Eles lançam um feitiço em você, você sabe, os judeus. Quando você trabalha perto deles, como eu, você vê isso. Eles têm esse poder. É como um vírus. Alguns de meus homens estão infectados com esse vírus. Eles devem ser perdoados, não punidos. Eles devem receber tratamento, porque isso é tão real quanto o tifo.”
A frase acima foi dita por Amon Göth, tenente da SS (tropa de elite nazista), e refletia um sentimento generalizado na população alemã – o de que os judeus eram uma espécie de praga, responsável pela crise econômica pela qual a Alemanha passava na época. Tal crença serviu de sustento para as ações que levaram ao holocausto, uma das maiores violações dos direitos humanos já vistas na história da humanidade.

No entanto, por mais que fosse um movimento bastante difundido e aceito na sociedade alemã, o nazismo encontrou resistências. Uma delas foi personificada na figura de Oskar Schindler, cuja história é narrada no filme “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg. A obra, eleita pelo American Film Institute como o oitavo melhor filme americano da história, venceu sete Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor, além de três Globos de Ouro e sete BAFTAs.

Oskar era um empresário alemão, membro do partido nazista, que planejava lucrar com a guerra abrindo uma fábrica de panelas para o exército. Subornando oficiais nazistas para conseguir contratos, ele rapidamente expandiu seus negócios, contando com a ajuda de Itzhak Stern, oficial do Conselho Judeu, para a contabilidade. Schindler deu preferência para a contratação de judeus poloneses, por serem mais baratos que os católicos. Essas pessoas passaram a ser consideradas “essenciais” para o êxito da Alemanha na Segunda Guerra, o que as salvou dos campos de concentração.

Contudo, Oskar só passaria a se empenhar de verdade no resgate de judeus quando presenciou a destruição do gueto da Cracóvia, ordenada pelo tenente Amon Göth. À medida que os rumos da guerra mudavam, Göth recebeu ordens de Berlim para mandar todos os judeus, inclusive os que trabalhavam na fábrica de Oskar, para Auschwitz. Oskar então resolveu se aproximar de Göth e o subornou a fim de conseguir salvar seus trabalhadores, cujos nomes constavam numa lista, a Lista de Schindler.

Dessa forma, se valendo de sua influência no alto escalão nazista e comprando o apoio de oficiais, Oskar conseguiu assegurar a vida de seus empregados até o fim da guerra, ao custo de toda a sua fortuna. Como ele era um membro do partido nazista, que também lucrou com o conflito, fugiu do Exército Vermelho (tropas russas), que se aproximava da fábrica. Antes disso, no entanto, ele recebeu uma carta dos judeus que salvou, explicando que ele não é um criminoso, para ser usada como prova de seus feitos em defesa da vida daquelas pessoas. Envergonhado por achar que poderia ter resgatado ainda mais judeus, ele deixou a fábrica com sua esposa.

Falar de Segunda Guerra Mundial é, por consequência, falar de direitos humanos. Sabemos que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada logo após o conflito, motivada principalmente pelo medo de que os horrores cometidos no período voltassem a se repetir. Mecanismos de respeito à vida, à dignidade humana e à liberdade, princípios violados sistematicamente pelos nazistas, foram estabelecidos a fim de que a humanidade jamais passasse por um período semelhante novamente. Além disso, instrumentos jurídicos como o Tribunal de Nuremberg foram executados como forma de punir os responsáveis pelo genocídio judeu e garantir que outra ação da mesma magnitude não ficaria impune.

Em meio a uma profusão de filmes que abordam a temática do nazismo e do holocausto, “A Lista de Schindler” ganha notoriedade não só por aspectos artísticos e estéticos, como a bela fotografia e trilha sonora. A obra se destaca por abordar especificamente a vida de um homem que tinha tudo para se beneficiar do status quo, mas decidiu manter-se firme aos seus princípios morais. Oskar era bem relacionado e carismático, e poderia ter feito uma grande fortuna durante a Segunda Guerra. Contudo, seu legado está hoje nas gerações de famílias judias que sobreviveram graças aos seus esforços na luta pelo direito humano mais sagrado, o direito à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.