terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

História e trabalho do Observatório de Educação em Direitos Humanos


Por Marco Galindo

O Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp (OEDH) é um espaço de discussão e informação sobre bases teóricas, práticas e políticas públicas que contribuam na construção e melhoria do ensino dos direitos humanos no Brasil. Sediado em Bauru-SP, propõe-se a analisar a realidade da educação desde o nível básico até à universidade, sugerindo mediações que visem o aperfeiçoamento da cultura de direitos humanos.

A história do OEDH começa em 2004, a partir do trabalho de capacitação de docentes pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Em 2007, a Associação lançou o projeto “Observatório de Educação em Direitos Humanos” para 21 universidades filiadas, entre elas a Unesp. O lançamento do OEGM aconteceu em dezembro daquele ano, durante o 1° Encontro de Direitos Humanos da Unesp.

O evento, além de marcar o começo das atividades do OEDH, também traçou seu perfil e objetivos específicos. Entre os principais estão criar um banco de dados de ensino, pesquisa e extensão sobre Direitos Humanos; proporcionar a integração dos DH com outras áreas do conhecimento dentro do ambiente acadêmico; aprimorar as políticas de respeito à diversidade sociocultural no acesso à universidade; e estimular a capacitação de profissionais da área do ensino em Direitos Humanos.

Recentemente, o presidente do Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp, Clodoaldo Meneguello, esteve na UFPB participando do VIII Seminário Internacional de Direitos Humanos. O evento, organizado pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, teve como tema “Ditaduras Militares, estado de exceção e resistência democrática na América Latina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.