Descrição para cegos: cartaz do filme.Mostra a atriz Glória Pires, que interpretaa protagonista, de costas, projetada sobrecírculos e retângulos. |
Por Anderson Santana
O filme Nise, o Coração da Loucura, lançado em 2015, retrata a trajetória da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), uma das precursoras dos ideais e ações da reforma psiquiátrica no Brasil, responsável pela humanização dos tratamentos de transtornos mentais.
Tendo sido a única mulher entre 158 formandos na turma de 1931 da Faculdade de Medicina da Bahia, Nise tornou-se uma das primeiras médicas brasileiras.
Especializou-se em psiquiatria ao mudar-se para o Rio de Janeiro com o marido, Mário da Silveira. Ambos optaram por não ter filhos para se dedicarem integralmente à medicina.
O filme inicia no momento do regresso da médica ao serviço público, após anos de afastamento por razões políticas. As primeiras cenas mostram a precariedade dos hospitais psiquiátricos nos anos 1940 e as condições degradantes às quais os pacientes eram submetidos: sujeira, maus tratos e agressões. Algumas cenas retratam os pacientes mais violentos isolados em quartos minúsculos, passando dias sem a luz do sol e contato humano.