quarta-feira, 7 de maio de 2014

Nada mais digno

Foto: Linda Hartling/Cortesia de Human Dignity and Humiliations Studies


Direitos humanos são os valores inerentes à condição humana. Eles têm relevância universal, garantindo a dignidade humana singular, e não só podem, como também devem ser sempre colocados em prática pela sociedade. No entanto, uma grande parcela da população não tem conhecimento do que eles são e, muito menos, de que pode usufruí-los.

Será somente através dos direitos humanos que o indivíduo conseguirá viver de forma plena – com liberdade, igualdade e fraternidade –, independentemente de seu sexo, classe social, posição política ou nacionalidade. A manutenção desses direitos é essencial para a dignidade humana.

Mas, como já foi falado neste blog, nenhum direito será entregue em nossas mãos. Temos que lutar para que eles nos sejam garantidos e que nenhum direito humano seja violado, o que infringiria a nossa dignidade – ela é intrínseca à condição humana, ou seja, também nos é de direito apenas pelo fato de sermos humanos.

Apesar desta condição inerente e de sabermos, no nosso âmago, quando ela é negada, a dignidade humana não é fácil de ser definida com palavras. Portanto, é preciso que este tema esteja presente de forma ativa nas mais diversas discussões. Como o homem está sempre em transformação, medidas educativas voltadas para os direitos humanos são mais do que necessárias, eficazes e a melhor opção para fomentar uma vida digna. 

Carla Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado em breve.